Carro é a paixão de muitos brasileiros e se forem automóveis antigos, mexem ainda mais com as pessoas. E foi graças a apaixonados por essas relíquias que surgiu o Faixa Branca Clube do Carro Antigo de Ribeirão Preto.

Em comemoração ao 126º aniversário de fundação de Ribeirão Preto foi organizada a primeira Exposição de Carros Antigos da cidade. O evento foi no Parque Permanente de Exposições no período de 25 a 27 de junho de 1982 e reuniu cerca de 60 veículos antigos de toda região, despertando o interesse de grande público.

“A exposição foi um sucesso e atraiu outros adeptos do antigomobilismo e novos encontros aconteceram com a finalidade de difundir o movimento regionalmente. Foi aí que ficou definido o nome Faixa Branca Clube do Carro Antigo”, explica o atual presidente do clube, Eduardo Penteado Crósta.

Com o incentivo da Federação Brasileira de Antigomobilismo o movimento foi intensificado regionalmente, cadastrando 95% dos veículos antigos (fabricados entre os anos 1910 e 1970) de Ribeirão Preto e cidades da região.

Eduardo Crósta conta que diante do crescimento do movimento envolvendo apaixonados por carros antigos foi necessário consolidar o clube. A fundação do clube aconteceu em 16 de junho de 1989.

Nosso

Museu

Desde março de 2010 o clube tem sede própria, onde acontecem as reuniões dos associados e está localizado o Museu do Carro Antigo, que sedia exposições de veículos, fotos, troféus e diversos outros itens relacionados ao automobilismo local e nacional.

O museu conta com diferentes tipos de objetos, o que possibilita exposições variadas. Além dos veículos antigos levados em dias de eventos, há troféus, mural de fotos e macacões usados por pilotos consagrados como Paulão Gomes, Fábio Sotto Mayor, João Bá Aguiar e Antônio de Castro Prado.